terça-feira, 6 de setembro de 2011

IDENTIDADE


PROJETO ADOLESCER MÃE
O Centro de Referência  em Assistência  Social –CRAS de Mirador, realizou no período de maio a agosto o PROJETO ADOELSCER  MÃE, voltado para o atendimento na gravidez na adolescência. O projeto atendeu cerca de 25 (vinte e cinco) mães adolescentes e adolescentes grávidas,  propiciando um aprendizado e contribuindo dessa forma para o bem-estar biopsicossocial da mãe e do bebê. Este projeto, abordou as práticas de cuidado à saúde tendo em foco a mãe adolescente, sua família e seu filho, uma vez que o enfrentamento da família resulta na maioria dos casos ao aborto, a depressão e ao abandono do lar pela adolescente que põe  em risco sua vida.
O objetivo geral era orientar as adolescentes mães despertando a responsabilidade materna , enquanto os específicos eram:
Ø   Contribuir para o fortalecimento do vinculo mãe-bebê e a construção do seu projeto de vida;
Ø  Promover discussão acerca de temas relacionados a maternidade;
Ø  Implantar no CRAS um espaço para a aprendizagem de forma que as mães adolescentes entre no mercado de trabalho; e
Ø  Inserir a nova família em programas e benefícios sociais.
Justifica-se o projeto citado, na necessidade de  contribuir e enriquecer ainda mais o trabalho desenvolvido no CRAS do município de Mirador, uma vez que as famílias ora assistidas possuem baixo poder aquisitivo e sem maturidade para assumir a função de mãe. O encerramento do PROJETO ADOELSCER  MÃE, aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto corrente, onde foi oferecido ao grupo assistido um curso de culinária para a confecção  e produção de bombons de chocolate caseiro.

A construção e desenvolvimento do projeto caracterizam o empenho e responsabilidade da equipe do CRAS (Mirador), como também dos colaboradores envolvidos, no despertar dessa ação que precisa ser melhorada, construída e assistida pelo poder publico. Falar e discutir políticas publicas de melhorias para as crianças e adolescentes, requer um cuidado minucioso uma vez que, essas fases da vida, necessitam de uma atenção focada para a sensibilização consciente para todos. É certo que a gravidez na adolescência é uma realidade que interrompe os sonhos e o próprio desenvolvimento dos adolescentes cujos consequências podem ser instantâneas ou em longo prazo, mas sempre haverá um ponto negativo em se ter filho tão cedo, como depressão pós-parto ou problemas emocionais descontados na própria criança. A prevenção é muito importante, mas além dela a conscientização também, todos devemos fazer nossa parte para evitar que mais crianças percam o direito aproveitar a vida para cuidar de outras crianças. A maternidade não é algo ruim, pelo contrário é a coisa mais mágica que existem tanto na vida de uma mulher quanto na vida de homem, se tornar mãe e pai é divino, mas claro que tudo tem a sua hora, e a adolescência não é o melhor momento para isso. Como sempre a CRAS continua desenvolvendo um trabalho responsável e comprometedor, a todos parabéns e sucesso.
Texto: Raimundo Cláudio
Articulador do Selo UNICEF
Mirador-MA
Veja o Album:





Nenhum comentário:

Postar um comentário