sexta-feira, 10 de junho de 2011

Saúde MENTAL: Prefeito de Mirador (MA) inaugura CAPS



Os Jovens e Adolescentes e a população em geral necessitavam desse apoio

Nesta sexta feira , 10 de junho, aconteceu a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial “Osterson Antonio de Souza” do município de Mirador, a solenidade aconteceu no Prédio onde funcionará o o referido centro. Mais uma conquista voltada para a população, onde agora não precisa se deslocar mais para outros centros  de reabilitação fora da cidade. Mais um compromisso da administração do prefeito Dr. Joacy com o público que precisa ser assistido, uma atenção especial aos jovens e adolescentes.
 Em Mirador nota-se um alto índice de jovens e adolescentes com sintomas de pertubação mental, para ajudar esse público, além do CAPS, pode-se também buscar atendimento no Centro de Referencia Especializado de Assistência Social - CREAS, este programa é responsável pelo atendimento as famílias ou indivíduos que teve seus direitos violados, que se encontram em situação de risco pessoal e social em decorrência de violência física, sexual, psicológica, negligência, uso de drogas, trabalho infantil, entre outros. Ambas conquistas são dessa administração e integram as ações que fazem parte do Plano Municipal do Selo Unicef.
A importância do CAPS em Mirador
Sua importância se deve para garantir o direito à saúde enquanto direito fundamental do ser humano, e promover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício, através de ações individuais e coletivas de promoção, prevenção e recuperação da saúde mental âmbito do município de Mirador-MA.

Sobre o CAPS

Os CAPS representam estruturas terapêuticas intermediárias entre a hospitalização integral e o acompanhamento ambulatorial, que se responsabilizam por atender indivíduos com transtornos psiquiátricos graves, desenvolvendo programas de reabilitação psicossocial. Entende-se por reabilitação psicossocial a possibilidade de reverter um processo desabilitador através do aumento da contratualidade social do indivíduo com o mundo.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) constituído na modalidade CAPS I, do município de Mirador, ofertará a assistência a uma população adulta com transtornos mentais graves e persistentes, causadores de importante grau de desabilitação, ou seja, limitação ou perda de capacidade operativa. O atendimento abrange regime intensivo, semi-intensivo e não intensivo.

Metodologia:

As internações são evitadas, e incentivadas a convivência familiar e comunitária, estimulando o melhor desempenho nos contextos de vida pessoal, familiar e sócio-cultural. Desenvolvidos projetos terapêuticos que favoreçam a inclusão social, respeitando as possibilidades individuais e os princípios de cidadania que minimizem o estigma e promovam o protagonismo de cada usuário frente à sua vida.
Serão realizadas oficinas de artesanato, culinária, beleza, pintura, cestaria em jornal, leitura, conhecimentos de cidadania, atividades esportivas, de saúde, turísticas, assembléias, reuniões com familiares e comunidades, em parceria com outras instituições.

Considerações final

Neste sentido, pode ser considerado o senso de oportunidade da gerência, que, comprometida com as propostas da reforma psiquiátrica, utilizou o contexto de inovações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, de estabelecimento de parcerias para implantação de outros projetos, para iniciar as mudanças em saúde mental. Dessa forma, respondendo a solicitação da comunidade, procuramos implantar o CAPS I, em nosso município, onde o modelo de gestão por parcerias pode gerar bem público, embora possam ser utilizados mecanismos que aumentem a legitimação do processo.

Texto: Projeto CAPS Mirador

Nenhum comentário:

Postar um comentário