quinta-feira, 9 de junho de 2011

Uma aula de Educação Ambiental ao ar Livre.

MEIO AMBIENTE: Excussão no Parque Estadual do Mirador
Uma aula de Educação Ambiental ao ar Livre
Nos dias 03 e 04 de junho, uma excussão ao Parque Estadual de Mirador, desenvolveu atividades pedagógicas voltadas para a Educação Ambiental. Um projeto envolvendo escolas da rede estadual e municipal, todas as secretarias do município e o patrocínio da Prefeitura Municipal de Mirador, inclusive com a participação do Prefeito Dr. Joacy  e o vereador Eduardo Galvão vice presidente da Câmara municipal na excussão. A atividade proposta faz parte do Plano de Ação do Selo Unicef município aprovado edição 2009-2012, estamos no rumo certo para a conquista do SELO UNICEF.

A metodologia da atividade  é interativa e estimula a reflexão; alterna exposição dialogada, troca de experiências entre os profissionais, exemplos e exercícios práticos voltados para a prática e  análise da educação ambiental em nosso município como também a preservação do Parque Estadual do Mirador, criado por Decreto Estadual de 4 de junho de 1980. É dada ênfase à realidade brusca que o mundo vive e assiste quanto a natureza e à busca de solução para problemas verificados na execução dos termos de cooperação, de parceria e Prevenção.

A excussão ao Parque Estadual de Mirador faz parte do desenvolvimento dos projetos pedagógicos desenvolvido pela Unidade Integrada Tia Alzira ‘’Eu sou mais vida no planeta’’e pela Unidade Integrada Antonio Borba ‘’Meio Ambiente é vida, ajude a preservar’’ com o apoio da Prefeitura Municipal de Mirador, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, dentro das atividades que propõe o Plano de Ação do Selo.
Os projetos foram iniciados no inicio de maio e constava visita ao parque. A organização em momento algum pensou do evento não acontecer, mesmo com a cidade inteira advertindo que haveria suspensão por questões política. Por volta das 18:00 horas a equipe, chega ao Parque Estadual de Mirador, uma Unidade de Conservação com 438.000 hectare, criado pelo governo do estado para preservar as nascentes dos rios itapecuru e alpercatas. A entrada aconteceu pelo lado oposto a cidade de Mirador, a uma distancia de 360 kms.
Depois de uma rápida solenidade de agradecimento pela boa viagem, da acolhida que teve na AGROSERRA, a equipe procurou se acampar conforme o que oferecia o ambiente, providenciar o jantar e o pernoite. Uma parte dormiu no Posto da Geraldina, que é um dos pontos estratégicos de administração do parque, construído pelo governo do estado, com recursos de compensação ambiental da AGROSERRA,outros se agasalharam na área livre da casa vizinha onde reside dois guardas florestais, outros nos dois microônibus e no terreiro com auxilio de árvores e caminhonetes.
No PARQUE a turma conheceu parte de sua rica biodiversidade, riachos perenes de águas claras,  mata ciliar, áreas alagadas com características de formação de rios, variedade imensa de ecossistemas, algumas espécies de animais da rica fauna, árvores de pequeno, médio e grande porte e cerrado característico da região, teve também momentos de lazer, de solidariedade, conversas com moradores que tem costumes diferentes, distribuição de cestas básicas e o plantio de mogno e ipê como marco da passagem da equipe em 2011.
No roteiro da viagem houve uma parada na empresa AGROSERRA, que cultiva a produção de cana de açúcar, álcool e outros. Uma atividade agrícola que não faz bem a natureza no entanto a citada empresa tem sua responsabilidade social e ambiental.

Veja algumas fotos:







Fotos na Empresa AGROSERRA:




Fonte: www.jornaldemirador.com.br
Fotos: Décio Fotoshop

Nenhum comentário:

Postar um comentário