sábado, 19 de novembro de 2011

CULTURA E IDENTIDADE

MOBILIZAÇÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA ‘20 DE NOVEMBRO’


Nesta sexta feira, 18 de novembro, as escolas da rede municipal de ensino fizeram uma mobilização a cerca do Dia da consciência negra ‘20 de novembro’, participaram do evento seis (06) escolas da sede a Unidade Integrada Tia Alzira, U. Escolar Antônio Joaquim de Sousa,  escola Boa Esperança (educação especial) e o Jardim de Infância  Os Amiguinhos; da zona rural participaram as escolas Olavo Bilac (povoado São João) e a E.M Domingos Lagoa (povoado Lagoa).
A iniciativa se deu pela a Coordenação Pedagógica do Município, da Secretaria Municipal de Educação, da Articulação Pro Selo UNICEF e das escolas que não mediram esforços para este grande acontecimento, jamais ocorrido na cidade. Contamos ainda com o apoio da Prefeitura Municipal e da Divisão de Cultura.

Cerca de 600 (seiscentos) alunos participaram do evento que saíram em caminhada da escola Tia Alzira pelas ruas e concentração final na Praça São Bento. Foram oradores na ocasião o professor Camilo Sousa, a secretária de educação e convidados.
Durante as apresentações culturais tivemos a capoeira e a dança Mama África da escola “Tia Alzira”, tivemos ainda uma dramatização sobre igualdade social da Escola Domingos Lagoa (povoado Lagoa).


 IMPORTÂNCIA DO EVENTO PARA MIRADOR

O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Queremos com essa iniciativa conscientizar as crianças e adolescentes envolvidos para a importância do respeito para com o próximo e dos valores étnicos que devemos buscar socialmente.
Essa mobilização faz  parte de nossas atividades envolvendo o eixo de  CULTURA E IDENTIDADE
COMUNICAÇÃO PARA A IGUALDADE ETNICO-RACIAL.
 texto; Raimundo Claudio
VEJA ALGUMAS FOTOS;

EDUCAÇÃO ESPECIAL''BOA ESPERANÇA

OS AMIGUINHOS

OLAVO BILAC POVOADO SAO JOÃO


ANTONIO JOAQUIM

ESCOLA TIA ALZIRA

CAPOEIRA PASTORAL DO MENOR

ESCOLA TIA ALZIRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário