quinta-feira, 29 de maio de 2014

Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Em Mirador o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas.
A Secretaria de Assistência Social e Combate a Fome, Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, com o incentivo da Prefeitura Municipal de Mirador, promoveram a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes do dia 12 a 16 de maio.Que teve a participação em massa de toda a comunidade na programação.
 OBJETIVO: Convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar.
Realizado pelo CRAS, CREAS, NASF, CMDCA e a participação da sociedade civil, o evento começou na segunda-feira com uma passeata pelas principais ruas da cidade, com concentração na Praça São Bento e blitz educativas, além de várias ações em alusão ao movimento. Na terça-feira, 21, no salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, foi aberto o Seminário sobre combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
TEMAS:A Psicóloga do NASF, Maria Aparecida Lima, falou de Prevenção da Violência Sexual contra crianças e Adolescentes. No 2ª TEMA, a palestrante foi a Assistente Social do CRAS, Loydianna Martins Sá, que falou como identificar um Pedófilo e o Perfil de um Abusador.

SOBRE A CAMPANHA
O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar nas cidades brasileiras: nesse ano, com especial destaque à Copa do Mundo. Mas acima de tudo é necessário que essa questão seja vista como uma questão de todos/as. Por isso, convocamos a todos/as os/as brasileiros e brasileiras a assumir essa responsabilidade junto ao público infanto-juvenil!!!
 Sobre o 18 de maio:
Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.
A semana do 18 de maio contará com ações de mobilização contra a violência sexual em todo os País. Destacam-se as atividades a realizarem-se na capital federal, todas elas contando com a presença do MDS, que marca o compromisso deste Ministério com a Campanha e com as ações de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Fonte da informação: Jornal de Mirador
Publicação: Articulação do Selo Unicef(Mirador)


Nenhum comentário:

Postar um comentário